MICRO INVERSOR VS INVERSOR STRING

Você sabe qual a diferença entre Micro Inversor e Inversor String?

Uma das principais características que diferenciam o Micro inversor do Inversor String é a questão do sombreamento, pois isso pode reduzir a produção em até 20%. Se pensarmos nesse percentual durante um período curto, parece pouco, mas se pensarmos que um sistema solar tenha seu funcionamento durante 25 anos ou mais, 20% a menos de produção se torna realmente uma perda considerável.

Nessas imagens pode-se observar o funcionamento quando há sombreamento. Nesse exemplo, quando apenas 1 (um) painel é afetado e sofre uma perda de 30% na produção, os outros painéis da string também caem 30% em sua produção.

Imagem 1: retirado do Portal Solar.

Já num sistema com Micro Inversor isso não acontece, pois os Micros inversores controlam individualmente as placas e sua produção, conforme podem observar na imagem a seguir:

Imagem 2: retirado do Portal Solar.

Nessa Imagem mostra que o sistema não é afetado como um todo, caso tenha uma placa com algum sombreamento. Pois somente ela irá diminuir a sua produção de energia, deixando todas as outras placas produzindo ao seu máximo.

Os dois equipamentos são bons, porém os Inversores trabalham melhor em cenários “perfeitos”: sem sombreamento, telhados sem muitas abas e de preferência com direcionamento para o Norte.

Algumas vantagens do sistema com Inversor:

  • Menor custo;
  • Fácil instalação (para o instalador);
  • Fácil manutenção, pois ele fica na parte de baixo, com fácil acesso.

Algumas desvantagens do Inversor:

  • Produção menor, pois esse sistema não consegue identificar os mismatch, e com isso poderá diminuir a produção de todo o sistema;
  • Normalmente são instalados em uma única aba de telhado, pois não são possíveis variar muitas abas, por dependem das quantidades de MPPT para poder distribuir as strings. Em residências normalmente são usados inversores com 1 ou 2 MPPT.
  • Há um limite mínimo e máximo de potência para ser instalado. Caso queira ampliar o sistema, que está no limite do inversor, deve-se adquirir outro.
  • Caso tenha alguma redundância (defeito ou falha em algum módulo da string) ou haja necessidade de manutenção no inversor, você ficará sem produção até solucionar o problema, pois é ele que faz a conversão da Corrente Continua para Corrente Alternada;
  • O cabeamento de conexão entre as placas e o Inversor transporta uma tensão elevada de CC.
  • Caso haja algum rompimento no cabo CC, há grande chance de surgir um arco elétrico, e com isso pode provocar um incêndio.

Algumas vantagens do Micro Inversor:

  •  Maior eficiência devido ao fato de poder rastrear individualmente os módulos;
  •  Probabilidade de mismatch reduzida, pois os efeitos do sombreamento, da poeira etc. que agem sobre um só módulo fotovoltaico não afetam o desempenho do sistema por completo;
  • Menor custo de pós venda, pois o técnico sabe exatamente onde deve fazer os ajustes, caso venha ocorrer alguma necessidade de conferencia do sistema.
  • Módulos com baixo desempenho pode ser facilmente identificados e monitorados;
  • Eles funcionam de forma independente, ou seja, caso um pare, os outros contínuas funcionando;
  • Monitoramento precioso, pois trabalham de forma independente;
  • Possibilidade de ampliação do sistema com menor investimento;
  • Os Micros inversores são instalados junto com as placas, não sendo necessário ter um cabo de alta tensão passando do telhado até a parte inferior da residência ou do comércio;
  • Pode ser instalado placas de diferentes potências, conforme os limites de cada Micro inversor, pois como ele faz a leitura individual das placas, não obriga instalar a mesma potência de placas no mesmo arranjo.

Algumas desvantagens do Micro inversor

  • Maior custo, principalmente quando for dimensionado para grandes potências;
  • O Micro Inversor é instalado no telhado, embaixo dos módulos fotovoltaicos, por consequência isso dificulta o seu acesso caso algum defeito ocorra. Será necessário um técnico especializado e com NR 35 em dia para substitui-lo se for o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fique por dentro

Cadastre seu e-mail abaixo para receber nossas ofertas.

A Instal Solar é uma empresa de Portão no Vale do Sinos, especializada em sistemas de captação de energia solar, com serviços de instalação e manutenção elétrica.

Como empresa verificada, com o Selo Portal Solar, conferido pelo maior portal de Energia Solar do Brasil, atendemos residências, empresas e grandes indústrias. Navegue pelo site e conheça um pouco mais sobre nós e o nosso trabalho.

INSTAL SOLAR SOLUÇÕES EM ENERGIA SUSTENTÁVEL LTDA

CNPJ 31.939.373/0001-56

Copyright © 2019 Instal Solar Portão/RS – Todos os direitos reservados

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros.
Ao navegar pelo site, você autoriza a Instal Solar a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.